Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) - 6º andar - sala: 6E01
Coordenação: Professora Fernanda Mello Departamento de Clínica Médica

E
Telefone: 3938
-2904
RESUMO DAS ATIVIDADES:
O laboratório conduz pesquisa clínica em Tuberculose, COVID-19 e outras doenças respiratórias nas áreas epidemiológica, operacional e clínica (diagnóstico, prevenção e tratamento), com financiamento de diferentes órgãos de fomento como FAPERJ, CNPq, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, DECIT e National Institute of Health (Estados Unidos). Os projetos de Pesquisa têm a participação de alunos da Graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ, através do programa de iniciação Científica, bem como de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica (área de concentração: Pneumologia).

Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) 3º andar
Coordenação: Professor Alexandre Cardoso Departamento de Clínica Médica

Telefone: 3938-2446

RESUMO DAS ATIVIDADES:
Unidade de Pesquisa Clínica em Pneumologia/ Unidade de Asma de Difícil Controle, é destinada ao atendimento de pacientes com asma, DPOC entre outras doenças respiratórias. Centralizam as pesquisas realizadas no Instituto de Doenças do Tórax/ UFRJ, apoiando a iniciativa de qualquer integrante da Instituição, uma vez aprovada pelo CEP e submetida à apreciação da coordenação da unidade para sua viabilização. Sempre em busca de aperfeiçoamento no tratamento e em fornecer novas terapias aos seus pacientes. As duas unidades ocupam o mesmo espaço físico no 4º andar, sendo identificado como Unidade de Asma de Difícil Controle, onde se realizam as consultas e os diversos procedimentos dos estudos em andamento.

Local: Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Coordenação: Professora Elaine Sobral da Costa Departamento de Pediatria

E
Telefone: 3938
-4724 ou 3938-8725
RESUMO DAS ATIVIDADES:
Centro de referência atua no desenvolvimento e aplicação de novas abordagens para diagnóstico, monitoramento clínico e avaliação prognóstica de doenças pediátricas, como: citometria de fluxo nos tumores sólidos; painel para diagnóstico citológico, imunofenotípico e genético das leucemias agudas; painel de avaliação das subpopulações de linfócitos B, T e NK nas imunodeficiências primárias e, de monitoração imune de outras patologias, como COVID-19; investigação molecular e/ou citomolecular por FISH para diagnóstico dos distúrbios do desenvolvimento sexual (DDS) e síndromes como Noonan, Turner, X frágil, Prader-Willi, velocardiofacial e Down.

Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) 3º ANDAR
Coordenação: Professor Gil Fernando da Costa Mendes de Salles Departamento de Clínica Médica

Telefone: 3938-2513

RESUMO DAS ATIVIDADES:
O PROHART acompanha aproximadamente 500 pacientes com hipertensão resistente e possui um banco de dados com mais de 1500 pacientes cadastrados. Realiza diversos exames complementares de investigação cardiovascular, dentre eles a monitorização ambulatorial da pressão arterial(MAPA) e a avaliação da velocidade de onda de pulso arterial (VOP). Possui uma equipe multidisciplinar com alunos da Graduação (iniciação científica), Pós graduação, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) 3º andar
Coordenação: Professora Maria Angelica A. M. Guimarães - Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Telefone: 3938-2674

RESUMO DAS ATIVIDADES: 1 - Assistência - Diagnóstico Molecular e Sorológico de Virus Respiratórios, Poliomavirus, Virus Herpesviridae no atendimento a pacientes internados e ambulatoriais com imunocomprometimento e pacientes com SRAG; 2-Ensino - Graduação na disciplina de Diagnóstico Laboratorial das Viroses, e de Pós-graduação nas disciplinas de Virologia, Doenças por virus e Seminários de Virologia; 3- Pesquisa: Projetos de Pesquisa envolvendo alunos do Curso de Pós graduação em DIP nos temas: Infecção Respiratória Viral, Doenças por Poliomavirus e Virus da Família Herpesviridae.