O Programa de Relações Internacionais (PRI) da FM da UFRJ é responsável por articular as relações acadêmico-científicas internacionais dos seus Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação. Dentre suas atribuições se destacam: estimular o intercâmbio internacional e promover a mobilidade do corpo social dos Cursos de Graduação e dos Programas de Pós- Graduação stricto sensu da FM e, apoiar cooperações, parcerias, acordos e convênios de cooperação internacional, visando à internacionalização dos Cursos da FM. Também é responsável pelas demandas relacionadas à cotutela, dupla titulação, reconhecimento e revalidação de diplomas de Graduação e Pós-Graduação por Escolas de Medicina de outros países, em especial com relação aos acordos bilaterais firmados com a FM.

Mobilidade Acadêmica na FM

O Programa de Intercâmbio Internacional da FM tem como objetivo a integração acadêmica, cultural e institucional da UFRJ com os países que mantém relações diplomáticas com o Brasil. Em especial objetiva proporcionar aos estudantes dos Cursos de Graduação uma experiência de enriquecimento intelectual e pessoal. Estes terão a oportunidade de desenvolver suas vocações integrando-se às atividades diárias em um ambiente de acolhimento e profissionalismo.

Os discentes do Curso de Medicina da FM da UFRJ podem realizar a mobilidade acadêmica internacional durante o período do Internato Médico, do 9º ao 11º período do Curso. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados, que cumpram, dentre outros requisitos, o CRA mínimo e a quantidade de créditos exigidos em edital com periodicidade anual. A área de intercâmbio escolhida deverá ser a que seria cursada no mesmo período nos Internatos Rotatórios obrigatórios ou do Internato Eletivo da FM. O período máximo de mobilidade é de 11 semanas. As Instituições colhedoras se reservam o direito de confirmar a disponibilidade de vagas nas áreas/especialidades escolhidas apenas após a seleção e solicitação. A equivalência entre qualquer um dos Internatos cursados em Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira e os do Curso Médico da FM serão objeto de avaliação, quando do retorno do aluno, pela área de competência correspondente.

O PRI também recebe regularmente estudantes estrangeiros através dos convênios pré-estabelecidos. E busca ainda aproximar e firmar novos convênios com diversas Universidades de países amigos ao redor do mundo.

Novo Edital de Intercâmbio da Faculdade de Medicina/CCS no ar – Inscrições em 2024

PDF 1Edital Intercâmbio FM/CCS.


Universidades e Instituições Médicas conveniadas

Camada 11

Camada 12

Camada 13

Camada 9

Camada 10

Camada 7

Camada 8

Camada-4.png

Camada 5


Programa de Relações Internacionais - PRI

avatar

Cristiane Alves Villela Nogueira
Coordenadora Geral
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

avatar

Filomena Maiolino
Técnica em Assuntos Educacionais, Secretária do PRI

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Superintendência Geral de Relações Internacionais UFRJ

Anexos

PDF 1Regulamento do PRI da FM

PDF 1Relação dos classificados no Edital n⁰ 733/2022

PDF 1Edital n⁰ 1046/2023 de seleção para mobilidade acadêmica em 2024.2 e 2025.1

 
Topo