Accessibility Tools

28 05 PPGDIP Celebra Noticia 1.0Neste ano de 2025, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) celebra um marco histórico: o centenário do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DDIP). Fundado em abril de 1925 com a nomeação do renomado cientista Carlos Chagas como Professor Catedrático de Medicina Tropical, o departamento completa 100 anos de dedicação ininterrupta ao ensino, à pesquisa, à assistência e à proteção da saúde pública no Brasil.

Desde sua criação, o DDIP se consolidou como uma referência nacional e internacional na área. Foi pioneiro na implementação do primeiro programa de pós-graduação em medicina da UFRJ a atingir o conceito máximo da CAPES, formando gerações de mestres e doutores que atuam em instituições de saúde e pesquisa no Brasil e além-fronteiras. Sua história é marcada por projetos inovadores, enfrentamento de grandes emergências sanitárias e contribuições estratégicas para políticas públicas.

Ao longo de sua trajetória, o departamento esteve na linha de frente de variadas crises de saúde: da erradicação da varíola e do sarampo, ao combate à pandemia de HIV/AIDS, incluindo a realização do primeiro curso internacional dessa temática, em parceria com a Organização Mundial da Saúde, voltado para alunos de países lusófonos da África. Também liderou ações de controle de arboviroses e enfrentou epidemias como a H1N1 e, mais recentemente, a COVID-19, demonstrando sua capacidade de atuação integrada e de impacto na saúde coletiva.

Além do ensino de excelência, o DDIP mantém serviços especializados, como o ambulatório de infecções congênitas do IPPMG, e investe em pesquisa inovadora em doenças emergentes, resistência microbiana, imunizações, saúde global e determinantes sociais da saúde. Destaca-se, ainda, a criação do NEEDIER Carlos Chagas, fruto de esforços colaborativos durante a última pandemia, como exemplo do seu permanente compromisso com a inovação e a formação de líderes na área.

Celebrar os 100 anos do DDIP é homenagear as gerações que construíram sua história e fortalecer o compromisso contínuo com a ciência, a equidade e o Sistema Único de Saúde (SUS). Que essa data inspire novas gerações a manter vivo o legado de excelência, responsabilidade social e dedicação à saúde pública que caracteriza o departamento há um século.

15 05 Medicina Portal noticiaA Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou o lançamento de seu novo Portal do Protocolo, uma plataforma reformulada que visa tornar o acesso aos seus serviços mais ágil e eficiente. Com esta novidade, estudantes, professores e colaboradores podem agora gerenciar diversos processos administrativos de forma mais prática e segura.

Para acessar o novo portal, os usuários devem visitar nosso site, navegar pelo menu "Institucional" e clicar na última opção intitulada "Protocolo". Essa mudança busca centralizar os serviços essenciais e facilitar o procedimento para quem precisa de excelência no atendimento.

Serviços disponíveis na plataforma:

• Processos acadêmicos;
• Revalidação de diplomas;
• Solicitação de segunda via ou substituição de diplomas;
• Transferência ex-offício;
• Cadastro de usuários no Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
• Criação de e-mails com o domínio @medicina.ufrj.br;
• Acessos ao sistema AVADES;
• Acessos ao sistema Plano de Gestão de Docentes (PGD).

A inovação reforça o compromisso da faculdade com a modernização dos seus serviços e com a melhoria contínua na experiência dos seus usuários. A comunidade acadêmica é encorajada a explorar o novo portal e aproveitar as facilidades oferecidas.

Acesse o novo Portal do Protocolo AQUI!

25 02 Medicina Canal noticiaA Faculdade de Medicina da UFRJ convida a comunidade acadêmica a utilizar o canal de comunicação, um espaço inovador para o compartilhamento de informações e a colaboração na área da saúde.

Esse canal permitirá que profissionais, estudantes e pesquisadores enviem notícias, divulguem pesquisas e promovam eventos relevantes, criando um ambiente dinâmico e informativo. Nossa proposta é fortalecer a troca de conhecimentos e experiências, estabelecendo uma rede colaborativa que beneficie toda a comunidade da saúde.

Convidamos todos a se envolverem e contribuírem para o desenvolvimento desse espaço! Colabore enviando seu material, sugestões ou informações para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Juntos, vamos fortalecer a comunicação e a colaboração na Faculdade de Medicina da UFRJ!

13 05 MEDICINA professores NoticiaDesde 2022, o projeto Fabricando Tecnologia Assistiva (Fabta) tem se destacado na promoção da inclusão e autonomia de pessoas com deficiência por meio da inovação tecnológica. Idealizado pelos professores Carolina Alonso, (TO/Faculdade de Medicina e PEP/COPPE), e Anael Alves (DI/EBA), o projeto vem produzindo equipamentos personalizados utilizando tecnologias de fabricação digital, como impressão 3D.

O Fabta funciona em parceria com o laboratório Propme (Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento de Micros, Pequenas e Médias Empresas), ligado à Coppe/UFRJ, e conta com a participação de alunos do PEP e da EBA. Essa integração interdisciplinar permite que os dispositivos atendam às necessidades específicas de cada usuário, com foco na estética, simbolismo e funcionalidade das ferramentas.

Segundo a professora Carolina Alonso, a abordagem busca valorizar a autoestima dos usuários ao oferecer produtos que eles tenham orgulho de usar, reforçando a importância do aspecto simbólico aliado à função prática. Já o professor Anael Alves, da EBA, reforça que o diferencial do Fabta está na rapidez e baixo custo da produção, tornando os equipamentos mais acessíveis.

Atualmente, há planos para expandir os atendimentos através da criação de um ambulatório no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), sem terapeuta ocupacional atualmente. A iniciativa visa também ampliar as oportunidades de estágio para estudantes, promovendo uma atuação mais abrangente na reabilitação e na assistência às pessoas com deficiência.

O projeto mostra como a união entre diferentes áreas do conhecimento pode gerar soluções inovadoras e acessíveis, com impacto direto na qualidade de vida dos usuários e no avanço do design e da terapia ocupacional.

Confira a notícia completa AQUI!

Fonte: Conexão UFRJ

13 05 MEDICINA Noticia1  13 05 MEDICINA Noticia2 

13 05 MEDICINA PEP Noticia3  13 05 MEDICINA Noticia4 

13 05 MEDICINA Noticia5

09 05 medicina edital noticiaO Programa de Pós-Graduação em Anatomia Patológica (PPGAP) acaba de divulgar o edital para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em 2025. Os interessados devem se atentar ao prazo: as inscrições vão até o dia 29 de maio de 2025.

As candidaturas devem ser realizadas por meio do formulário:
Formulário de Inscrição

Clique AQUI para acessar o EDITAL Nº 414 ao Mestrado!

Clique AQUI para acessar o EDITAL Nº 412 ao Doutorado!

Acesse a notícia no site do PPGAP AQUI para mais informações!

Topo