25 07 Medicina Edital noticiaO Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ/Ebserh), por meio da Superintendência de Ensino e Pesquisa (GEP), torna público o Edital nº 06/2024 para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas de iniciação científica serão destinadas a alunos de graduação, não apenas dos cursos relacionados diretamente à área da saúde, mas também de outros cursos oferecidos pela UFRJ, sejam da área de humanas, exatas e outras, cujos projetos de pesquisa científica aconteçam no CH-UFRJ. Dentre os objetivos do PIC/Ebserh, destaca-se o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos Hospitais Universitários Federais (HUF), contribuindo, assim, para a melhoria do cuidado.

Inscrições: 19/07/2024 a 01/08/2024

Download 1Edital Retificado nº 06/2024

Mais informações AQUI

25 07 Medicina Edital noticiaO Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ/Ebserh), por meio da Superintendência de Ensino e Pesquisa (GEP), torna público o Edital nº 08/2024 para seleção de bolsistas do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas de iniciação tecnológica serão destinadas a alunos de graduação, não apenas dos cursos relacionados diretamente à área da saúde, mas também de outros cursos oferecidos pela UFRJ, sejam da área de humanas, exatas e outras, cujos projetos de pesquisa científica aconteçam no CH-UFRJ. Dentre os objetivos do PIT/Ebserh, destaca-se o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano dos Hospitais Universitários Federais (HUF), contribuindo, assim, para a melhoria do cuidado.

Inscrições: 19/07/2024 a 01/08/2024

Download 1Edital Retificado nº 08/2024

Mais informações AQUI

18 07 MEDICINA Delegação de Médicos NoticiaDurante o mês de julho, uma delegação de médicos da República Democrática do Congo (RDC) estará no Brasil para participar de atividades práticas (hands on) na realização e interpretação de exames de eletroencefalograma. O intercâmbio tem o objetivo de aprimorar o diagnóstico de epilepsia no país africano, beneficiando uma população carente de recursos e afetada por conflitos e guerras civis.

A visita dos médicos congolenses complementa o curso de extensão "Eletroencefalografia e Correlação Clínica e Eletroencefalográfica das Principais Síndromes Epilépticas do Adulto e Criança", coordenado pela professora Maria Emilia Cosenza Andraus, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, ministrado virtualmente a esse mesmo grupo em 2023.

Como parte das atividades, no dia 19 de julho (sexta-feira), o Dr. Prince Kazadi, médico fundador e presidente da Global Epilepsy Foundation in the DRC - Aslek, apresentará a palestra "The Management of Epilepsy in Limited Resource Countries: The Case of the Democratic Republic of Congo (DRC), África". A palestra será realizada no Auditório Térreo do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ), às 11h.

Participe e conheça mais sobre os desafios e avanços no tratamento da epilepsia em países com recursos limitados.

18 07 MEDICINA Participe da Palestra NoticiaO Dr. Prince Kazadi, médico fundador e presidente da Global Epilepsy Foundation in the DRC - Aslek, apresentará a palestra "The Management of Epilepsy in Limited Resource Countries: The Case of the Democratic Republic of Congo (DRC), África".

17 07 Medicina Needier noticia"O primeiro Simpósio Internacional do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) ofereceu para a sociedade dois dias de intensas trocas de conhecimento. No primeiro dia de apresentações, a decana em exercício do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Russolina Zingali, desejou boas-vindas a todos e lembrou do papel do Needier para a UFRJ e para o SUS, tanto na pandemia da covid-19 quanto em relação a outras doenças que assolaram o nosso país. Em seguida, Terezinha Castiñeiras, diretora do Needier, abriu o ciclo de palestras. Ela destacou que o evento marca a trajetória do Núcleo: “Este é o primeiro simpósio do Needier. Marca a nossa trajetória. Comemoramos o primeiro ano de funcionamento do núcleo em sua sede própria e, ao mesmo tempo, celebramos a data de nascimento de Carlos Chagas, 9/7, grande expoente da ciência brasileira e que deu nome ao nosso núcleo”. A professora relembrou toda a história do Needier em sua apresentação, desde a sua criação."

Leia a matéria completa AQUI

Fonte: Conexão UFRJ