Local: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) 3º andar
Coordenação: Professor Alexandre Cardoso Departamento de Clínica Médica

RESUMO DAS ATIVIDADES:
Unidade de Pesquisa Clínica em Pneumologia/ Unidade de Asma de Difícil Controle, é destinada ao atendimento de pacientes com asma, DPOC entre outras doenças respiratórias. Centralizam as pesquisas realizadas no Instituto de Doenças do Tórax/ UFRJ, apoiando a iniciativa de qualquer integrante da Instituição, uma vez aprovada pelo CEP e submetida à apreciação da coordenação da unidade para sua viabilização. Sempre em busca de aperfeiçoamento no tratamento e em fornecer novas terapias aos seus pacientes. As duas unidades ocupam o mesmo espaço físico no 4º andar, sendo identificado como Unidade de Asma de Difícil Controle, onde se realizam as consultas e os diversos procedimentos dos estudos em andamento.