Accessibility Tools

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro ofereceu o primeiro vestibular em janeiro de 1994, iniciando suas aulas no Centro de Ciências da Saúde, em agosto do mesmo ano. Atualmente, o curso abre 88 vagas anuais, oferecidas em duas entradas, uma por semestre.

As atividades acadêmicas do curso são desenvolvidas em dois campi da universidade: no Campus da Ilha do Fundão e no Campus da Praia Vermelha. No primeiro, as atividades acadêmicas são oferecidas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), no Centro de Ciências e Saúde (CCS), na Faculdade de Letras, na Faculdade de Odontologia e no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG). No Campus da Praia Vermelha as atividades são desenvolvidas no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) e no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). 

Em fevereiro de 1996, foi realizada a primeira reforma curricular.

Em agosto de 1997, foram iniciados os atendimentos a pacientes nos ambulatórios da Clínica Escola do curso, localizada no Instituto de Neurologia Deoloindo Couto, para atender ao Estágio curricular dos alunos dessa graduação.

Em julho de 1998, formou-se a primeira turma do Curso de Fonoaudiologia.

O perfil profissional proposto pelo curso contempla uma formação humanística, generalista e crítica, e instrumentaliza o futuro profissional para compreender a complexidade do contexto no qual está inserido: o meio sociocultural e o cenário político-econômico, de maneira que suas intervenções estejam sempre respaldadas pela ciência com o compromisso ético e social com vistas às Práticas Baseadas em Evidências.

Uma formação técnico-científica sólida tem como propósito capacitar o futuro fonoaudiólogo para ações competentes, permitindo uma visão abrangente nas variadas manifestações da comunicação humana e suas conexões com disciplinas e áreas correlatas. Essa abordagem interdisciplinar é cultivada desde o ciclo básico, proporcionando aos alunos a imersão em disciplinas de diversos departamentos universitários. Tal envolvimento possibilita não apenas o contato, mas também o possível engajamento em várias linhas de pesquisa desde o início da graduação. Essas atividades propiciam aos alunos uma percepção mais aguçada em relação ao processo de construção de novos conhecimentos, descobertas e reinterpretações, alinhando-se às transformações paradigmáticas nas áreas da saúde e da educação.

Informações gerais do Curso de Fonoaudiologia

A formação visa capacitar os estudantes para desempenhar com proficiência as responsabilidades inerentes ao seu campo profissional, abrangendo a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da comunicação humana. Além disso, busca prepará-los para atividades de ensino, pesquisa e extensão na área, com ênfase no trabalho colaborativo em equipe e nas relações interdisciplinares. A oportunidade de vivenciar e atuar em todas as áreas da Fonoaudiologia, que incluem Linguagem, Audiologia, Motricidade Orofacial e Voz, enriquece sua formação teórico-prática, transformando-os em representantes ativos da profissão, tanto na sociedade como no âmbito acadêmico.

Compreende-se que no currículo de graduação em Fonoaudiologia não se busca abranger integralmente o vasto conhecimento fonoaudiológico, dada a sua complexidade e especificidade. Isso é reflexo da crescente importância que essa área conquista na sociedade, bem como da natureza da atuação profissional, que se define pela interação direta com indivíduos inseridos em contextos socioeconômicos e culturais específicos. Esses ambientes propiciam ao fonoaudiólogo o desenvolvimento de suas habilidades, alinhando-se continuamente com as crescentes demandas da sociedade.

Diante deste panorama, a estrutura curricular assume como proposta o estabelecimento de grandes eixos norteadores da formação acadêmica, que podem ser resumidos em:

  • Conhecimento e atuação nas quatro principais áreas da Fonoaudiologia: Linguagem, Audição, Motricidade Orofacial e Voz;
  • Conhecimento e domínio de práticas fonoaudiológicas em seus diferentes campos de atuação e experiência clínica ambulatorial;
  • Pesquisa nos campos de atuação fonoaudiológica e áreas afins;
  • Prevenção de distúrbios da comunicação humana.

Coordenação do Curso

profileCristiane Fregonesi Dutra Garcia
Coordenadora do Curso
26pixel  Lattes

profileFernanda de Carvalho Rodrigues
Substituta da Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia
 Lattes
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo