Formei-me em Biomedicina pela UERJ, em 1989. Sempre quis ser pesquisadora. Meu foco naquela época era ajudar de alguma forma, os pacientes com câncer. Em 1987 iniciei minha jornada em Medicina Nuclear como aluna de IC, sob orientação do Prof. Mário Bernardo-Filho, onde realizei estudos sobre a marcação de hemácias com Tc-99m. Logo em seguida, resolvi desenvolver uma técnica para a marcação de leucócitos com Tc-99m, uma área até então, inexistente no Brasil.
Em 1989, um pouco antes de me formar, fui aprender a separar leucócitos no Laboratório de Imunogenética do Programa de Imunogenética e Transplantes de Órgãos (PITO)/Ministério da Saúde. Rapidamente aprendi as técnicas de imunogenética e fui convidada a trabalhar lá, pela UERJ. Paralelamente, ingressei no Curso de Mestrado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, sob orientação do Prof. Roberto Alcântara Gomes. Defendi a minha Dissertação de Mestrado em 1992 - desenvolvi uma técnica para a marcação de leucócitos mononucleares que é utilizada até hoje no HUCFF/UFRJ. O Prof. Mário Bernardo-Filho assumiu a minha orientação, após o falecimento do Prof. Roberto Alcântara Gomes. Continuei trabalhando no transplante de órgãos, pela UERJ e desenvolvendo pesquisas em Medicina Nuclear, na UERJ.
Em 1996 iniciei o meu doutorado sobre a marcação de timina com Tc-99m. Em 1998 defendi a minha tese, sob orientação da Profa. Lea Mirian Barbosa da Fonseca, fui cedida pela UERJ para o Departamento de Radiologia da UFRJ e comecei a trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia)/UFRJ. Em 2002 fiz concurso para Profa. Adjunta do Departamento de Radiologia da FM/UFRJ. Nesse mesmo ano, fundei o Laboratório de Marcação de Células e Moléculas (LMCM)/FM/UFRJ, que coordeno até hoje.
Desde então, o LMCM tem sido palco de projetos de pesquisa pioneiros. Conseguimos comprar o primeiro gama-probe do HUCFF/UFRJ com verba de pesquisa da FAPERJ que possibilitou avanços no estudo do linfonodo sentinela, principalmente, em câncer de mama. Expandimos os estudos com timina marcada com Tc-99m para pacientes com câncer de mama com lesões menores do que 2 cm. Desenvolvemos a marcação da doxorrubicina com Tc-99m para auxiliar pacientes com câncer de mama e anticorpos monoclonais (anti-CD3, anti-TNF-alfa e anti-CD-20) com Tc-99m para auxiliar pacientes com artrite reumatóide, artrite psoriásica, espondilite anquilosante, hidradenite supurativa, oftalmopatia de Graves, entre outros. Desenvolvemos a marcação de diferentes tipos de células tronco para acompanharmos in vivo a migração e homing celular. Fizemos a marcação de células tronco em todos os protocolos de terapia celular realizados no HUCFF/UFRJ. Nos últimos anos, desenvolvemos a marcação de algumas moléculas para o auxílio no diagnóstico de alguns tipos de câncer.
Em 2005 fui eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia)/UFRJ, posição que ocupei até 2014 e retomei em 2019, até os dias de hoje. Durante todos esses anos me dediquei muito à Pós-Graduação. Incentivamos os docentes e discentes a publicarem artigos científicos dos seus projetos de mestrado e doutorado em revistas internacionais. Conseguimos elevar o Programa ao conceito 6 da CAPES, atualmente conceito 5.
Entre 2016 e 2020, representei o Brasil como Member State na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em sua sede em Viena em projeto para impulsionar o uso do Cu-64 no diagnóstico e terapia ao redor do mundo. Em 2019 fui promovida a Professora Titular do Departamento de Radiologia/FM/UFRJ e, em 2020, assumi a posição de Diretora Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde na FM/UFRJ.
Recentemente, recebemos 4 registros de patentes pelo INPI. Tudo isso só foi possível graças à colaboração com profissionais brilhantes e dedicados que me ajudaram a realizar tantos sonhos. Hoje, continuo me dedicando ao desenvolvimento de novos radiofármacos, especialmente nas áreas de câncer, infecção, transplantes, terapia celular, células tronco, leucócitos e anticorpos, buscando sempre novos avanços para melhorar o diagnóstico e tratamento de pacientes.