No dia 8 de abril, o Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, sediou a aula inaugural da pós-graduação de 2025. O evento contou com a presença da professora Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ e atual presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ministrou a palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação como Motor do Desenvolvimento Brasileiro: A Importância da Pós-Graduação."
A abertura foi feita pelo reitor Roberto Medronho, que destacou a importância de investir em educação, ciência e inovação. Denise Pires de Carvalho, em sua apresentação, analisou o impacto da pós-graduação no desenvolvimento científico no Brasil, enfatizando que, apesar de avanços significativos desde 2004 com o programa Reuni, houve um retrocesso após 2016 devido ao subfinanciamento.
A presidente da Capes também mencionou a expansão da produção científica, que se interiorizou além do Sudeste, e defendeu maior valorização do mestrado, criticando a escassez de bolsas de iniciação científica. Ela destacou que, em 2024, a UFRJ foi a instituição que mais recebeu bolsas da Pró-Reitoria e abordou avanços recentes, como o reajuste de bolsas e a ampliação da mobilidade acadêmica.
A aula inaugural estabeleceu um forte compromisso com a pesquisa e a formação acadêmica, sinalizando um início promissor para o ano letivo da pós-graduação na UFRJ.
Clique AQUI para conferir a notícia completa!

