Durante o mês de julho, uma delegação de médicos da República Democrática do Congo (RDC) estará no Brasil para participar de atividades práticas (hands on) na realização e interpretação de exames de eletroencefalograma. O intercâmbio tem o objetivo de aprimorar o diagnóstico de epilepsia no país africano, beneficiando uma população carente de recursos e afetada por conflitos e guerras civis.
A visita dos médicos congolenses complementa o curso de extensão "Eletroencefalografia e Correlação Clínica e Eletroencefalográfica das Principais Síndromes Epilépticas do Adulto e Criança", coordenado pela professora Maria Emilia Cosenza Andraus, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, ministrado virtualmente a esse mesmo grupo em 2023.
Como parte das atividades, no dia 19 de julho (sexta-feira), o Dr. Prince Kazadi, médico fundador e presidente da Global Epilepsy Foundation in the DRC - Aslek, apresentará a palestra "The Management of Epilepsy in Limited Resource Countries: The Case of the Democratic Republic of Congo (DRC), África". A palestra será realizada no Auditório Térreo do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ), às 11h.
Participe e conheça mais sobre os desafios e avanços no tratamento da epilepsia em países com recursos limitados.