Professora Adjunta
Mulher negra, iniciada no candomblé da nação Ketu, pelo Babalorixá Ronaldo Melo de Exu, sacerdote do Ilê Axé BaraKetu Yassessu. Atualmente é Superintendente de Saberes Tradicionais do Fórum de Ciência e Cultura, professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP/CFCH) da UFRJ. Coordena o Laboratório de Estudos Africanos, integrado às atividades e à Terapia Ocupacional - Iṣẹ́ (Lab Iṣẹ́) - UFRJ. É membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: Rastros Sensíveis/UFRJ/CNPq e do Atividades Humanas e Terapia Ocupacional/ UFSCar/CNPq (Linha de pesquisa AAAfroNTO: Atividades Afrorreferenciadas e Afroacessibilidade Cultural, Negritude e Terapia Ocupacional). Tem atuado, lecionado, orientado e pesquisado epistemologias afro-diaspóricas, investindo, mais especificamente, nos saberes dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Possui graduação em Terapia Ocupacional (1997) e em Fisioterapia (1995) pela Universidade Castelo Branco, especialização em Clínica Transdisciplinar e Instituição Pública (2002), mestrado (2004) e doutorado (2017) em Psicologia nos Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense, e Especialização em História e Cultura Africana(s) e Afro-brasileira(s) pela Universidade Santa Úrsula/Instituto Pretos Novos (2021).
Professora Adjunta
Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/ UFRJ, com doutorado sanduíche na Universidade de Montreal (Quebec/ Canadá). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DPTO/ FM/ UFRJ). Membro do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPPSAM/ IPUB/ UFRJ), do Laboratório estudos e ações em Terapia Ocupacional, atividade, cotidiano, cuidado e direitos humanos na infância e juventude (ACCALANTO/ USP) e do Grupo de pesquisa Saúde mental de crianças, adolescentes e jovens: cotidiano, autonomia e participação sociocultural sob a perspectiva da atenção psicossocial e da terapia ocupacional (ARVORECER/ UFSCar). Desenvolve atividades de pesquisa e extensão universitária relacionadas à atenção psicossocial e promoção da saúde mental de crianças e adolescentes, construção compartilhada e difusão do conhecimento em saúde mental e modelos de colaboração intersetorial.
Professora Adjunta
Graduação em Terapia Ocupacional, Especialização em Terapia Ocupacional (Desenvolvimento infantil), Mestrado em Ciências da Reabilitação - UFMG. Doutorado em Saúde Coletiva - IFF-FIOCRUZ. Professora do Departamento de Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuação e/ou áreas de interesse de pesquisa: Avaliação e intervenção no desenvolvimento e desempenho ocupacional de crianças e adolescentes, Participação da família e Cuidado Centrado na Família, Crianças e adolescentes como sujeitos de pesquisa, Condições crônicas complexas de saúde e Deficiência, Transtorno do desenvolvimento da coordenação, Cuidados paliativos pediátricos.
Professora Associada
Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Certificação em Tecnologia Assistiva ATACP pela California State University. Pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva e Inclusão Escolar coordenada o Laboratório de Tecnologia Assistiva da UFRJ - LabAssistiva, e é membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde.
Professora Adjunta
Professora Adjunta do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Educadora Somática (SME) pela The School for Body Mind Centering (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2002), formação profissional em Dança Contemporânea (1999) e formação em Recuperação Motora e Terapia através da Dança (2005) pelo Centro de Estudos do Movimento e Artes - Escola Angel Vianna (EAV). Tem experiência na área das Artes do Corpo e Estudos da Subjetividade, com ênfase nas interfaces entre a Educação Somática, a Dança e a Clínica. É colaboradora em projetos de pesquisa e extensão do LIAAT - Laboratório Interinstitucional de Atividades, Antropofagias e Transdisciplinaridades (UFRJ/TO) e do Laboratório de Corporeidade e Subjetividade - CorporeiLabs (Psicologia/UFF).
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z