O Curso de Terapia Ocupacional foi criado pela Faculdade de Medicina em 2008 e iniciou suas atividades acadêmicas no segundo semestre de 2009, configurando o primeiro curso em instituição pública no Estado do Rio de Janeiro. O Departamento de Terapia Ocupacional foi criado em 2013 e congrega os docentes do Curso.
No Rio de Janeiro, a partir da década de 1940, a Terapia Ocupacional tem participado historicamente na assistência à população, quando foi amplamente utilizada pela Dra. Nise da Silveira e, na década seguinte, durante o surto de poliomielite. No Brasil a profissão de terapeuta ocupacional foi reconhecida pelo Decreto-Lei 938 de 1969. Em vigência até hoje, o Decreto regulamenta a profissão e a define de nível superior exclusivamente. Em 1975, pela Lei no6316 são criados o Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFFITO) e os Conselhos Regionais (CREFITOs), com a incumbência de fiscalizar e normatizar o exercício dessas profissões. O Código de Ética Profissional, aprovado pelo COFFITO em 1978, define as responsabilidades dos profissionais de Terapia Ocupacional.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Terapia Ocupacional é a ciência queestuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir etratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar aaprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde.
A Terapia Ocupacional se preocupa com os fazeres humanos eas possíveis alterações que estes fazeres pode sofrer em consequência das transformações culturais e históricas e também devido aos processos de adoecimento e de envelhecimento. As ocupações, as atividades humanas são importantes na constituição e identificação cultural e social do homem. Isto significa dizer que o homem teria uma natureza ocupacional. Aperspectiva ético-ecológica presente na Terapia Ocupacional entende o homem como um ecossistema integrado de suas ocupações cotidianas. Assim, as três esferas do desempenho ocupacional: lazer e expressão sexual, trabalho e autocuidado (AVD) devem estar integradas e constituir o próprio sujeito. Caso qualquer problema interfira em um dos termos do desempenho ocupacional, esse sistema ocupacional, isto é, o homem fica desorganizado, trazendo alterações das funções corporais, e/ou psíquicas e/ou sociais, dificultando a funcionalidade.Nestes casos, é necessária a intervenção do terapeuta ocupacional, profissional que utiliza como recurso terapêutico as próprias atividades. O terapeutaocupacional deve saber analisar o sistema ocupacional humano, e conhecer as possibilidades terapêuticas de cada atividade.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) contempla, desdeo primeiro período, diversos campos dos saberes necessários ao terapeuta ocupacional crítico, criativo e ético. Assim, ciências biomédicas, ciências dasaúde, ciências humanas, ciências ocupacionais e artes estão presentes na formação profissional. Os Cursos de Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia, bem como o Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física da UFRJ participam do Curso de Terapia Ocupacional oferecendo disciplinas.Parao campo de cenários de práticas e de estágios, o Curso conta com Laboratórios próprios de Terapia Ocupacional e com os serviços de diversas unidades de saúde e pesquisa da Universidade. Objetiva-se deste modo o contato com a experiência clínica de maneira precoce, acelerando e estimulando o processo de ensino-aprendizagem.
O perfil profissional proposto pelo Curso contempla uma formação transdisciplinar, humanista, generalista e crítica, e instrumentaliza o profissional para problematizar a complexidade humana e do contexto onde o homem estáinserido, seu meio sociocultural e o cenário político-econômico, de maneira que suas intervenções estejam sempre respaldadas por compromissos éticos e sociais. Ele está ligado, sobretudo à saúde pública e coletiva, contemplando principalmente as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A sólida formação técnico-científico-artística visa capacitar o futuro terapeuta ocupacional para ações competentes, tornando-o capaz de vislumbrar, nas múltiplas manifestações da atividade e da ocupação humana, os diversos saberese áreas de conhecimento.

Chefia do Departamento

profilePatricia Silva Dorneles