Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFRJ

O Curso de Medicina da FM da UFRJ foi criado em 05 de novembro de 1808, sendo o primeiro curso a iniciar a atividade de formação médica no Brasil.

Seu corpo docente é altamente qualificado, onde mais de 70% têm formação em nível de doutorado e elevada produção científica, tanto na área básica como na área clínica. Seu corpo discente é incentivado desde o início do Curso a participar de projetos de iniciação científica e ações de extensão universitária.

A carga horária mínima do Curso é de 7200 horas, que deve ser cursada em 12 períodos(duração mínima de 06 anos), sendo o prazo máximo de integralização permitido de 18 semestres. A última Reestruturação Curricular do Curso foi aprovada em 2019 pelo Conselho de Ensino de Graduação – CEG da UFRJ, com o objetivo de adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2014 e, consistiu da alteração da duração do Internato para dois anos e, a inclusão de 10% da carga horária total do curso em Atividades de Extensão em acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

A estrutura curricular é composta por 21 disciplinas e 13 programas curriculares interdepartamentais (PCIs) obrigatórios, disciplinas optativas de escolha condicionada (eletivas) e os Internatos - rotatórios e eletivos -, além das atividades de extensão.

Cada disciplina tem uma carga horária distribuída em atividades teóricas, práticas e/ou de extensão, onde um crédito corresponde a 15 horas de aula teórica ou 30 horas de aula prática. É permitido cursar o máximo de 32 (trinta e dois) créditos e um mínimo de 06 (seis) créditos por período. O 1º período letivo do curso tem a duração de 17 a 18 semanas e a partir do 2º, até o 8º período, a duração é de 21 a 22 semanas. Cada Internato tem a duração de 11 semanas.

As atividades curriculares são desenvolvidas nos Institutos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e nas nove unidades que compõem o Complexo Hospitalar e da Saúde (CHS) da UFRJ, além das Clínicas da Família distribuídas no município do Rio de Janeiro.

Os PCIs são ministrados de forma integrada, em quatro períodos do Curso e contam com a colaboração de diversos departamentos de diferentes unidades acadêmicas do CCS da UFRJ, nos quais se incluem as áreas de conhecimento abrangidas pelos programas. As unidades acadêmicas que integram a estrutura curricular até o 4º período do Curso são: Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), onde seus docentes são responsáveis pelos PCIs: Moléculas da Vida, Bases Biológicas da Vida, Sistema Nervoso, Sistemas Cardiovascular e Respiratório, Sistema Urinário, Sistema Digestório, Sistema Endócrino e Reprodutor, Microbiologia e Imunologia e, Parasitologia Médica.

Já a partir do 3º período o aluno é introduzido ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela disciplina Atenção Integral à Saúde, e começa a frequentar as Clínicas da Família do município, supervisionado pelos docentes do Departamento de Medicina em Atenção Primária à Saúde da FM. E a partir do 4º período inicia as atividades do ciclo clínico e profissional nas unidades do CHS da UFRJ - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Instituto de Psiquiatria (IPUB), Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC), Maternidade Escola (ME), Instituto de Ginecologia, Instituto de Doenças do Tórax (IDT), Instituto de Cardiologia Edson Saad (ICES) e Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), supervisionado pelos docentes dos diversos Departamentos da FM - Cirurgia, Clínica Médica, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria e Medicina Legal e, Radiologia.

O Internato é um Requisito Curricular Suplementar (RCS), obrigatório, de treinamento prático em serviço de saúde, destinado a desenvolver habilidades inerentes à prática médica e a complementar e aprimorar os conhecimentos adquiridos nos períodos anteriores do Curso. Tem duração de quatro períodos letivos e só pode ser cursado após conclusão e aprovação em todas as disciplinas obrigatórias, do 9º ao 12º períodos. Nos três primeiros períodos o aluno cursa os Internatos Rotatórios nas sete áreas de conhecimento obrigatórias: Clinica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Saúde da Família e da Comunidade e, Saúde Coletiva, com carga horária mínima de 28 e máxima de 40 horas semanais, por 11 a 12 semanas em cada área, à exceção do treinamento em Saúde Coletiva que se dá de forma longitudinal em períodos de quatro horas semanais ao longo de três períodos, sob a supervisão de docentes do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. Os docentes do IESC também são responsáveis pelas disciplinas - Epidemiologia, Saúde e Trabalho e, Administração e Planejamento de Saúde.

Para organização dos semestres letivos os Internatos Rotatórios são agrupados em três blocos:

1- Internato Rotatório de Clinica Médica, Internato Rotatório de Cirurgia e Internato em Saúde Coletiva I,

2- Internato Rotatório de Pediatria, Internato Rotatório de Ginecologia e Obstetrícia e Internato em Saúde Coletiva II,

3- Internato Rotatório de Medicina de Família e Comunidade, Internato Rotatório de Saúde Mental e Internato em Saúde Coletiva III.

No último período (12º período) o aluno cursa o Internato Eletivo no qual ele opta por duas das áreas do Internato Rotatório, para treinamento também por doze semanas cada um. Durante o Internato é obrigatório o treinamento em serviço de Emergência e/ou de Terapia Intensiva com carga horária de 12 horas semanais durante um semestre letivo.

O perfil esperado do egresso do Curso de Medicina da FM da UFRJ é o do profissional com competência para:

Prevenir, diagnosticar e tratar as doenças prevalentes na população;

Lidar com os desafios do mundo contemporâneo e buscar as soluções requeridas pela sociedade, em especial para os mais vulneráveis, com ênfase nas políticas públicas de atenção à saúde, multi e transdisciplinares;

Estabelecer e valorizar as boas relações médico-paciente e com os demais integrantes da equipe de saúde;

Exercer a profissão com ética e respeito à dignidade das pessoas;

Exercitar o pensamento crítico, o raciocínio científico e a capacidade de autoinstrução e de produção de conhecimento original.

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