avatarProfessor Titular

Possui graduação em Medicina (1979) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização (Residência) em Pediatria (1982) pelo IPPMG-UFRJ), mestrado em Pediatria (1989) pela UFRJ, especialização (Fellowship) em Epidemiologia Clinica (1992) pela University of North Carolina em Chapel Hill -UNC-CH, mestrado em Saúde Pública (Master of Public Health) (1992)- UNC-CH, doutorado em Epidemiologia (PhD) (1996) UNC-CH e especialização em Gestão Hospitalar (2005) e Pós-doutorado (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública -Fio Cruz. Participa da rede internacional INCLEN (International Clinical Epidemiology Network). Foi Presidente do LATINCLEN, rede regional para América Latina do INCLEN da qual ainda é membro. Atualmente também é membro da rede Cochrane. Atuou por diversas ocasiões como assessor/consultor da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Colaborou ativamente com a implantação da estratégia IMCI na América Latina e no Mundo. Na UFRJ foi Coordenador da Residência Medica do IPPMG, Chefe da Divisão de Pesquisa do IPPMG, Chefe do Departamento de Pediatria da FM-UFRJ, diretor do IPPMG (2002-2006, Diretor da Faculdade de Medicina (2006-2011), e Vice-Reitor (2011-2015), Coordenador do Mestrado Acadêmico em Saúde Materno Infantil do IPPMG (2016-2018). Participou do Programa de Liderança Executiva em "Early Childhood Development" da Universidade de Harvard (2016). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria (UFRJ). Coordena o Laboratório Multidisciplinar de Epidemiologia e Saúde -LAMPES da UFRJ e a Coordenação de Projetos Especiais da Decania do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Atual Titular (2019-) da CATEDRA Carlos Chagas do Colégio de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ. Atua em vários programas de Pós-graduação no país incluindo Programa de Clínica Médica da UFRJ (Conceito 7). Programa de Saúde Coletiva do IESC (Conceito 5). Também é membro do Comitê Cientifico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e Pesquisador Associado do Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada à Primeira Infância (CEPAPI). Desenvolve pesquisa utilizando o método epidemiológico e a epidemiologia clínica em diversas áreas da saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, desenvolvendo pesquisa principalmente nessa área. Em 2020 teve o nome citado entre os 160 mil cientistas ?mais influentes? do mundo, nos dois rankings publicados no periódico científico PLOS Biology (2020): o impacto ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019); e o impacto em 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019). No primeiro ranking foi citado junto com aproximadamente 600 brasileiros.