profileProfessora Titular

Ana Maria Blanco Martinez, médica pela Universidade Federal da Bahia (1978), realizou residência em Anatomia Patológica no Hospital Universitário Professor Edgar Santos (UFBa) em 1979 e concluiu Doutorado em Neurociências na Universidade de Londres, em 1984. Atualmente é Professora Titular no Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os anos de 1995-1996 fez Pós - Doutorado na Universidade de Rochester, EUA, também na área de Neurociências. É membro do Corpo Editorial de "Restorative Neurology and Neuroscience", "International Journal of Neuropathology" e "Scientific Reports". Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina da UFRJ. É orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (UFRJ,) desde a sua fundação, e Anatomia Patológica (UFRJ). Atua na área de Degeneração e Regeneração do Sistema Nervoso. Já orientou 28 teses de Mestrado e 19 de Doutorado. Publicou mais de 100 trabalhos científicos, todos em Revistas Indexadas e de ampla divulgação.