profileProfessor Titular

Mauro Schechter é Professor Titular de Doenças Infecciosas no Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor Visitante do Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo. Também é Professor Adjunto de Epidemiologia na Graduate School of Public Health, University of Pittsburgh, e Associado no Departamento de Saúde Internacional, Bloomberg School of Hygiene and Public Health, Johns Hopkins University. Ele atua ou atuou em vários conselhos consultivos, incluindo os Comitês Executivo e de Agenda Científica do AIDS Clinical Trials Group (ACTG), o Conselho Científico da Agência Nacional Francesa de Pesquisa sobre AIDS e Hepatite Viral (ANRS), o Comitê Consultivo Científico da Iniciativa Sul-Africana de Vacinas contra a AIDS (SAAVI), o Comitê de Ensaios Clínicos da Iniciativa Internacional de Vacinas contra a AIDS (IAVI) e o Conselho Diretor da Sociedade Internacional de AIDS (IAS). Ele foi responsável pela condução de numerosos ensaios clínicos sobre tratamento e prevenção de doenças infecciosas, incluindo vários ensaios clínicos conduzidos por redes patrocinadas pelo NIH. O Dr. Schechter projetou e conduziu um estudo prospectivo sobre o uso de antirretrovirais que foi pioneiro no campo da profilaxia pós-exposição sexual da infecção pelo HIV. O Dr. Schechter foi membro de vários comitês de diretrizes de tratamento, incluindo do Ministério da Saúde do Brasil, da Organização Mundial da Saúde e os Painéis de Consenso da International AIDS Society-USA (IAS-USA) para o tratamento da infecção pelo HIV. O Dr. Mauro ocupou vários cargos de liderança em iniciativas nacionais e internacionais nas áreas de treinamento e educação, tendo sido Presidente do Congresso IAS 2005 e das sete edições realizadas até o momento dos Congressos HIVHepatitis nas Américas, além de vários outros congressos, simpósios e cursos realizados no Brasil e em vários outros países. Autor de mais de 200 artigos revisados por pares publicados em revistas científicas de circulação internacional, o Dr. Schechter foi o Editor da Seção de Epidemiologia do AIDS Research and Human Retroviruses Journal e é membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas no Brasil e no exterior. Seus principais interesses em pesquisa são prevenção e tratamento da infecção pelo HIV em diferentes contextos. O Dr. Schechter obteve seu título de médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus Mestrado e Doutoramento pela London School of Hygiene Tropical Medicine, University of London. Ele foi pesquisador associado na Rockefeller University, em Nova York, e Professor Assistente na New York University School of Medicine.