Professora Adjunta

Graduada em Fonoaudiologia pela UFRJ (2004), cursou os estágios de Clínicas I e II promovendo cuidado à Comunidade Surda, já filiada à Filosofia Bilíngue de Educação de Surdos. Estudou Língua Brasileira de Sinais na UERJ e no INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio (2008; 2014), estudando respectivamente o desenvolvimento da narrativa em português como segunda língua para crianças Surdas e orientação de familiares de Surdos. Pós graduada em Educação de Surdos pelo INES (2013). Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, desde 2009, atuando com compromisso anticapacitista pela formação de fonoaudiólogos sensíveis às necessidades do Povo Surdo e promovendo cuidados voltados a Comunidade Surda (crianças, adolescentes, jovens e familiares). Atua na Fonoaudiologia Bilíngue para Surdos, desde 2021, com interesse nos seguintes temas: aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); orientação familiar numa perspectiva Bilíngue; distúrbios de linguagem em LIBRAS; discurso narrativo; letramento. Coordena o Projeto de extensão DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS SURDAS: Promovendo a saúde e o acesso precoce a práticas educativas em L1 desde 2018, buscando parcerias para desenvolver um trabalho de acessibilidade linguístico-cultural, presencialmente e nas redes. Atualmente o projeto conta com parcerias na UFF - Nova Friburgo (Fonoaudiologia), na UFRJ (Projeto Surdos, Letras-Libras), no INES (Pedagogia Bilíngue) e no Museu de Arte do Rio (MAR).

26pixel   Lattes

Topo