profileProfessor Titular

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), com residência médica em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), com período sanduíche no Barts and The London Queen Mary's School of Medicine and Dentistry, Londres (1998), e pós-doutorado na Cleveland Clinic Foundation, Estados Unidos (2005-2007). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina (2018) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Clinica Medica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (conceito 7 da CAPES) (2017- ), pesquisador colaborador do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2011- ), e bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (2010- ). É membro titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, onde é vice-presidente (2023-2024), do Grupo de Estudos em Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), Fellow da Associação Americana de Gastroenterologia (AGAF), Líder do Grupo de Pesquisa em Doenças do Aparelho Digestivo no Diretório de Grupos do Brasil, Coordenador do Ambulatório de Doenças Intestinais (2018- ) e Coordenador do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa do HUCFF da UFRJ (2023- ). Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Gastroenterologia, atuando nas áreas básica, clínica, e em modelos pré-clínicos. Seu trabalho envolve principalmente os seguintes temas: doenças inflamatórias intestinais, imunologia das mucosas, carcinogênese gastrointestinal, e epidemiologia de doenças do aparelho digestivo.