avatarProfessor Adjunto

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1986), residência médica em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1987-1989) e em transplante de órgãos no Hospital Necker, França (1990-1991), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela UERJ (1997) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2001), após realização de bolsa-sanduíche na Harvard University (1998-2000). Formação em coordenação intra-hospitalar de transplantes (TPM) no Hospital Clinic (Barcelona, Espanha) em 1997. Professor de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) de 1991 a 2003, afastando-se para ser bolsista da CAPES (prodoc) entre 2003 e 2005. Desde 2006, é professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina da UFRJ. Nesta universidade, coordenou um grupo de pesquisas focado na regulação de genes moduladores de apoptose e inflamação nas doenças renais, atuando no Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ). Coordenou o Programa de Residência Médica em Nefrologia deste hospital entre 2007 e 2009. Foi o coordenador geral do Programa Estadual de Transplantes (PET) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Rio de Janeiro (2010-2014). Atuação na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, focada nos seguintes temas: transplante renal, insuficiência renal aguda, doação de órgãos, diálise, terapia intensiva e inflamação. Presidiu a Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (SONERJ) entre 2009 e 2010. É membro efetivo do Acute Kidney Injury Network (AKIN) e professor visitante da Universidade de Barcelona, na área de Coordenação de Transplantes. Membro do conselho da International Society for Organ Donation and Procurement (ISODP). Atual chefe do Serviço e Disciplina de Nefrologia do HUCFF-UFRJ.