Professor Titularavatar

Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020 a 2024). Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ (a partir de 2011). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq.Cientistas do Nosso Estado -CNE FAPERJ (2010- ). Livre Docente pela Universidade Federal do Estado do RJ-UniRio (1991). Chefe do Departamento de Cirurgia FM/UFRJ (2018-2020).Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da FM/UFRJ (2009-2018). Chefe do Centro de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia- FM/UFRJ (2004-2019). Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1981; Mestre e Doutor em Medicina (Cirurgia Geral) pela UFRJ, respectivamente, em 1987 e 1990. Membro do Conselho Universitário da UFRJ (2017-2020). Presidente da Sociedade Para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SOBRADPEC), Regional RJ (2001). Editor Associado da Revista Acta Cirúrgica Brasileira e revisor das revistas: Springer Nature Journals, International Journal of Surgery, International Journal of Colorectal Disease, Journal of Investigative Surgery, International Thyroid e British Journal of Surgery. Participou de 16 Bancas Examinadoras de Concursos Públicos ou Comissões de Promoção para Professor Titular (UFRJ, USP, UFMG, UFRGS, UNIFESP, USP/RP, UERJ, UNIRIO, UFJF). Orientador de 24 Mestres e 20 Doutores titulados, 3 Pós-doutores bolsistas (PNPD/CAPES) e de bolsistas de pós-graduação e alunos IC pela FAPERJ, CNPq e CAPES. Membro de Banca Examinadora de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em 110 ocasiões. Membro de Comitê Externo de avaliação institucional do PIBIC. Avaliador institucional pelo MEC/INEP/SERES para autorização de Universidades, credenciamento e recredenciamento de Cursos de Medicina. Elaborador de questões para o REVALIDA. Consultor ad hoc e membro de Comitê Assessor da área Medicina III da CAPES. Tem duas patentes. Presidente do Comitê Executivo da Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa. CODEM-LP (2022-2023). Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Experiência nas áreas de Medici;a/Cirurgia e Educação Médica, com ênfase nos seguintes temas: cirurgia endócrina; isquemia e reperfusão visceral, estresse oxidativo, inovação tecnológica em Cirurgia; células tronco, cicatrização e regeneração tecidual e avaliação institucional e curricular.