avatarProfessor Adjunto

Professor Adjunto IV do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2000. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), Com residência em Neurocirurgia e posterior Fellowship em Neurocirurgia na Universidade de Chicago. Mestrado e Doutorado em Medicina na UFRJ (2000). Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário UFRJ pelo periodo 1997-2017. Experiência em Neurocirurgia e Neurociências voltadas para Doença Cerebrovascular, tumores de hipófise, cirurgia e pesquisas translacional em epilepsia, atuando como coordenador neurocirúrgico e da criação do primeiro Centro de Tratamento de Epilepsia de Dificil Controle do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Universitário da UFRJ, vinculado à alta complexidade no Ministério da Saúde. Experiência cirúrgica em aneurismas cerebrais e malformações vasculares do cérebro, além de pesquisa biológica em gliomas do sistema nervoso central e tumores da Hipófise. Investigador Principal e criador da linha de pesquisa em biomarcadores clínicos, genéticos e imunológicos na doença vascular cerebral conhecida como malformação cavernosa cerebral (CCM), sendo responsável pela maior coorte na América do Sul, sendo a 4a maior do mundo, acompanhada no HUCFF/UFRJ desde 2000. Descreveu recentemente mutações inéditas e biomarcadores de resposta inflamatória nos CCM, em estreita parceria internacional com Universidadesde Chicago. Essa inserção inclui a liderança na pesquisa como RATER do programa MORE da MaC Master University como um dos 5 neurocirurgiões convidados para estabelecer o "rating" da literatura visando a elaboração de painel de recomendação aos neurocirurgiões. Diretor Científico do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social Aliança Cavernoma Brasil em parceria com a Angioma Alliance dos Estados. Publicou 71 artigos em periódicos como Nature Medicine, Nature Communications, Multiple Sclerosis Journal, Epilepsia Research, Scientific Report, Glia, Frontiers, Journal of Neurosurgery, entre outros, com 1869 citações, índice H=22 e i10 35 pelo Google Scholar, Web of Science ISI com 1231 citações, índice H=18 e Reseach Gate com escore 33.21 e índice H=22. O compromisso com a formação de recursos humanos levou à assumir a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cirúrgicas da UFRJ, em 2023, e colaboração científica envolvendo pesquisadores da Universidade de Chicago, Oxford e outras universidades brasileiras.

26pixel  Lattes